O monstro perto da porta

Você já conheceu alguém que supostamente ou evidentemente fez coisas ruins e quando descobriu, você pensou: “Uau, eu nunca esperei isso?”

Ao longo de nossas vidas, provavelmente apertaremos a mão de pelo menos uma pessoa que assassinou alguém – pelo menos estatisticamente. Portanto, com isso em mente, podemos ter sido a pessoa mais sortuda do mundo por escapar de um assassino nesse fatídico dia.

Servi como sargento de defesa da NBC em uma cidade chamada Höxter. Encontra-se próximo ao rio Weser, praticamente no centro da Alemanha. É cercado por colinas e florestas exuberantes e, a julgar pela natureza ao redor, fiquei feliz em chamá-la de minha casa por oito anos.

Com o tempo, aprendi que, quando se tratava de esportes, era possível dividir as preferências do meu pelotão em três grupos. Havia jogadores de equipe que jogavam basicamente qualquer esporte baseado em equipe ou competitivo o tempo todo, principalmente futebol americano ou futebol, dependendo de onde você é, basquete e vôlei. Em seguida, havia os fisiculturistas que aproveitavam todas as chances que podiam para levantar ferro e, por último, mas não menos importante, havia os cardíacos. Basicamente, todos que não se enquadram em nenhuma das outras categorias. Eles estavam principalmente em corridas ou cross fitness militares com equipamento completo e tal. Não gostava de jogar futebol americano ou futebol e o ginásio era tão pequeno que cabia ali um time completo ao mesmo tempo. Então, naturalmente, uni-me com os cardíacos.

Depois de seguir as sugestões de rotas usuais fornecidas por meus camaradas, comecei a desenvolver minhas próprias trilhas com base em como me sentia bem e em forma em qualquer dia. As trilhas variavam de fáceis e curtas em terreno plano a percursos, às vezes, em várias colinas com um comprimento de até dezessete quilômetros no total. Então, basicamente, havia uma trilha para cada vontade minha. Um dia, acho que era junho, eu estava em uma de minhas corridas mais longas. Eu me poupei das colinas, mas ainda tinha cerca de quatorze quilômetros pela frente. Meu caminho me levou de meu quartel, através da cidade até a próxima vila adjacente chamada Bosseborn e de volta. Lá eu encontrei um homem saindo de sua casa enquanto eu estava correndo. Naturalmente nos cumprimentamos e quando voltei pelo mesmo caminho ele ainda estava lá fora e aproveitou para puxar conversa. Ele me perguntou se eu estava realmente vindo do quartel, ao que respondi: “Positivamente”. Ele então continuou falando sobre como isso já deve ter sido uma corrida e tanto, já que o quartel ficava a cerca de oito quilômetros de sua casa. Ele percebeu meu dialeto e determinou que eu não era da região, então começou a sugerir alguns lugares para visitar e algumas trilhas para minhas próximas corridas. Acabamos conversando por alguns minutos antes de eu continuar minha trilha.

No entanto, ao longo dos anos, eu fiz essa trilha algumas vezes e aquele cara estava do lado de fora de novo e nós sempre conversávamos um pouco sobre como a semana estava indo e outras bobagens básicas. Eu soube que seu nome era Willi e ele era casado. Ele parecia ser um cara bem tranquilo, um pouco – não quero dizer devagar, mas ele definitivamente parecia ter problemas mentais. Mas ele foi direto e até bastante simpático. A casa dele não era exatamente do meu gosto – parecia um pouco degradada, mas não foi surpresa alguma, e eu percebi que ele era um pouco lento, mas ele tinha sua própria casa afinal. À medida que o tempo passava e me aproximava de minha dispensa regular do exército, decidi fazer minhas corridas pelo caminho que passava pela casa de Willi na esperança de ter a chance de dizer adeus. No entanto, nunca mais o vi do lado de fora e eu apenas bater na porta dele para me despedir parecia meio absurdo. Quer dizer, não nos conhecíamos de verdade, apenas conversamos em ocasiões diferentes por alguns minutos e trocamos nomes. Definitivamente, não é o suficiente para eu fazer um alarde sobre minha dispensa assim, então deixei o exército e a cidade de Höxter para estudar Ciências Sociais na Universidade de Humboldt em Berlim, a partir de outubro de 2015.

Após meu primeiro semestre, ouvi pela primeira vez algumas pessoas falando sobre Höxter. Eu não pensei muito nisso até que o nome da minha cidade antiga surgiu com mais frequência. No início, pensei que estava ficando paranoico de nostalgia. Na verdade, tive muitos problemas para me adaptar a uma vida como civil novamente, quanto mais como estudante universitário. Quando visitei minha família, entretanto, minha mãe me perguntou se eu ouvi o que aconteceu e é claro que ela também estava falando sobre minha antiga cidade. Eu não assisto à TV, apenas ouço rádio ou leio jornais, então quando se trata de notícias eu basicamente nunca estou realmente atualizado. Minha mãe me disse que houve um grande crime perto do meu quartel com várias pessoas mortas. Quando eles me mostraram fotos de onde tudo aconteceu, reconheci imediatamente como a casa de Willi. Minha primeira reação foi me sentir mal do estômago. Meus olhos se arregalaram e minha mãe soube imediatamente que eu reconhecia o lugar. Eu acreditava que Willi e sua esposa foram mortos e fiquei pasmo e chocado como alguém poderia matá-los. Eu estava me perguntando o quão depravada uma pessoa deve ser para basicamente matar esse simples, porém bondoso homem e sua esposa. Peguei o jornal sem acreditar e comecei a ler... e a cada palavra meu choque foi ficando cada vez mais profundo, mas por outro motivo...

Willi não estava morto – ele e sua esposa eram os verdadeiros assassinos. Pelo menos duas mulheres foram torturadas durante semanas e meses até morrerem por ele e sua esposa... outras mulheres foram capazes de fugir ou foram libertadas. Ninguém foi à polícia por temer por suas vidas... era o que parecia. Willi e sua esposa eram psicopatas completos. Willi era uma espécie de comandante e sua esposa apenas obedecia por medo, porque ela teria sido sua vítima se não fosse pelas outras mulheres, mas ainda assim ... ela o obedecia muito também. Juntos, eles atraíram mulheres para suas casas apenas para torturá-las e, em seguida, matá-las. A única coisa que procuravam em suas vítimas era que deviam ter poucos ou, melhor ainda, nenhum amigo ou família... para que ninguém sentisse falta delas ... ou mesmo procurasse por elas. Willi pediu a essas mulheres que escrevessem bilhetes de suicídio antes de matá-las e as enviou para seus amigos e familiares, porque o objetivo geral era torturar tanto as mulheres que, no final, elas realmente tentaram se suicidar. Ele queria que considerassem a morte a libertação que desejavam. Esse cara era... quero dizer... eu já vi e ouvi um monte de coisas horríveis antes, mas as coisas que ele fez com suas vítimas estavam em outro nível. Ele descartou um corpo no forno e quando os fragmentos de ossos e dentes não se transformaram em cinzas, ele o quebrou com um martelo para deixar nenhuma evidência de identificação...

Com cada pedaço de informação, cada linha de texto que li nessa notícia, fiquei cada vez mais perturbado. Apertei a mão de um monstro... De acordo com suas vítimas, eu mesmo nunca estive em perigo real. Eu era homem, muito em forma e se tivesse sido capturado MUITA gente estaria à minha procura. Mas só de pensar sobre com que tipo de pessoa eu tive conversas amigáveis... na frente dessa casa... E nesse momento havia realmente uma mulher sendo torturada, algemada no andar de cima ou no porão enquanto eu estava tendo essas pequenas conversas com ele – e eu não fazia ideia. Eu não sabia ou, melhor dizendo, não poderia ajudar.

Isso ainda me deixa ansioso quando penso no passado... Willi, ou Wilfried como é seu nome completo, foi condenado a onze anos de prisão, sua esposa a treze. Willi na verdade tinha um Q.I. de 59, o que significava que pela lei alemã ele era considerado louco e, portanto, não podia ser responsabilizado criminalmente... Ele foi colocado em uma clínica psiquiátrica para loucos criminosos. A esposa dele pegou treze anos de prisão, porque ela realmente testemunhou e confessou tudo. A oposição estava exigindo prisão perpétua sem liberdade condicional para ambos e com base no que li sobre a tortura, o que li nas notas de suicídio falsificadas e outras coisas... eu mesmo realmente não acredito na parte da insanidade... Eu gostaria que esse monstro fosse trancado para sempre... O completo oposto do que eu realmente desejaria a ele, se nós tivéssemos nos encontrado novamente naquela época. Mas, novamente, se eu realmente tivesse batido na porta talvez ele tivesse aberto e apenas talvez eu pudesse ter ouvido as mulheres torturadas gritando por ajuda ou tentando chamar minha atenção... e fazer algo... eu poderia ter sido capaz de parar esse monstro... e salvar uma vida. Ou talvez eu tenha tido sorte por NÃO ter feito isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário